Por conta do volume considerável de chuvas registrado em Formiga nos últimos dias, e diante da previsão de mais precipitações, a Defesa Civil do município, que já realiza trabalho preventivo durante todo o ano, tem intensificado as frentes de trabalho.
Leia também: Semana terá chuva no Centro-Oeste; veja previsão do tempo
Segundo o órgão, as áreas críticas na cidade são as casas às margens de rios e córregos, além daquelas localizadas em encostas e morros. As equipes realizaram vistoria nestes locais e orientaram as famílias sobre os perigos.
De acordo com a Prefeitura, em eventual caso de desabrigados, escolas e ginásios estão aptos a receberem as famílias imediatamente.
Durante o período chuvoso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil orienta que a população adote ações preventivas e evite situações de risco. Para a Defesa Civil, os principais causadores de ocorrências com vítimas relacionadas à chuva são: as inundações, os deslizamentos e as descargas elétricas. Também podem ocorrer alagamentos, enxurradas, vendavais e chuvas de granizos.
“Com o período chuvoso, se faz necessária maior atenção de toda a população para os perigos causados pela chuva. Por isso, a Defesa Civil orienta para que a população possa agir de forma preventiva. Como, por exemplo, desobstruir calhas para que as água de chuva possam correr livremente sem causar infiltrações no imóvel. Caso as águas pluviais estejam indo para o imóvel vizinho, canalize sua água de chuva de modo a não colocar em risco a vida e a moradia do outro, fator que acontece de forma recorrente em nossa cidade”, destacou a coordenadora da Defesa Civil, Vera Moreira.
A coordenadora ainda orienta que é preciso evitar que sacos de lixo fiquem nas calçadas porque serão levados por enxurradas, entopem os bueiros e a água pode invadir as residências.
“Obras de correção em rachaduras nas casas por exemplo tem que ser corrigidas antes do período chuvoso, dessa forma, conseguimos evitar que pessoas sejam afetadas, minimizando possíveis danos e tragédias. A ação isolada de cada um pode fazer a diferença, pois a Defesa Civil é procurada no período chuvoso quando providências como esta são mais difíceis de proteger a população”, enfatizou Vera.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (37) 99953-6808 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.