Na tarde da última quinta-feira (21), a Polícia Militar recebeu informações de que um indivíduo estaria furtando placas e grampos nos trilhos da Ferrovia operada pela empresa VLI, em Lagoa da Prata (MG).
A PM foi informada ainda que uma grande extensão de trilhos ferroviários no trecho próximo à região da Fazenda Monjolinhos e próximo à diversas residências, estavam sem os grampos, os quais teriam sido furtados, ocasionando risco de descarrilamento do trem.
A guarnição se deslocou até o local, e em contato com a equipe de segurança da FCA/VLI, estes informaram aos militares que teriam detido um autor de furto, de 53 anos, que assumiu ter removido as placas de suporte dos trilhos e três grampos de fixação destes e que o material estaria sendo vendido para Ferros Velhos na cidade.
Como no decorrer da semana a PM tem intensificado as operações contra ferros velhos que receptam materiais furtados, foi montada uma grande operação com diversas guarnições da PM. Primeiramente as equipes compareceram em um Ferro Velho localizado na Rua Maranhão, e no local foram encontradas diversas placas de sustentação de trilhos ferroviários sendo o dono do local preso imediatamente.
Em outro ferro velho na Rua Almirante Tamandaré, foram encontrados placas e grampos ferroviários, além de vasta fiação elétrica, ainda sem queimar e sem a comprovação de origem e ao que tudo indicava, proveniente de furtos em construções no município. Parte da fiação encontrada foi reconhecida por uma vítima recente de furto em sua obra.
O autor e os donos dos ferros-velhos foram presos sob os ditames do crime de provocar perigo de desastre ferroviário, além de furto e receptação de material furtado.
O material ferroviário foi restituído à empresa VLI e os autores e os demais materiais entregues à Polícia Civil para demais providências.