A Prefeitura de Arcos (MG), através de uma publicação no Instagram nesta quinta-feira (25), comunicou o cancelamento do carnaval do próximo ano no município. Na nota, postada junto com uma imagem do evento carnavalesco em 2012, o órgão municipal lamenta a decisão.
‘’Mesmo com muitos avanços no combate à pandemia, e índices favoráveis de controle da doença no município, a prefeitura acredita ser prudente não realizar o evento no próximo ano’’, frisou.
De acordo com a prefeitura, foi cogitado a possibilidade da realização do evento no município, porém, por se tratar de um evento de grande escala, as chances de proliferar o vírus da Covid-19 são grandes.
‘’O avanço na vacinação, a queda no número de mortes e a conquista de dias seguidos sem nenhum caso confirmado de Covid-19 permitiram que o Governo Municipal cogitasse a promoção do Carnaval em 2022, como forma de promover o lazer e, principalmente, de fomentar a economia, em apoio aos comerciantes locais. Mas o momento instável pandêmico fez com que a Prefeitura recuasse, optando pelo cancelamento da festa. A Prefeitura está muito confiante de que, em breve, venceremos esta triste doença. Assim, em 2023, uma grande festa será promovida na cidade para comemorar o Carnaval e o fim da pandemia’’, informou.
O prefeito de Arcos, professor Claudenir José de Melo-Baiano, fundamentou a decisão no cuidado com a população, e também para não correr risco de retrocesso em importantes avanços alcançados.
“O Carnaval é a maior festa do país e, portanto, a maior possibilidade de concentração de pessoas. Vamos deixar a realização da festa para 2023, querendo Deus em circunstâncias favoráveis e seguras para nossa população e visitantes”, assegurou.