Em Formiga (MG), a Secretaria Municipal de Saúde alertou os moradores sobre qual atendimento procurar em caso de sintomas gripais. Na última segunda-feira (20), a pasta ressaltou ainda que a vacina contra a gripe está disponível em todos os postos de saúde da cidade; o público-alvo é toda a população com mais de 6 meses de idade.
O local que deve ser procurado por pessoas com sintomas gripais é o Vicentão. Segundo a Prefeitura, muitas pessoas procuram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas a unidade correta é o Vicentão. A UPA é para atendimento de casos de urgência e emergência.
Além disso, devido à falta de leitos clínicos hospitalares para internação em Formiga e em cidades da região, a UPA se transformou em um hospital.
”Estamos mantendo aqui, há cerca de três semanas, de 20 a 22 pessoas internadas e essa não é a finalidade da UPA. Fora os pacientes em observação e os da urgência e emergência que chegam aqui o tempo todo. A finalidade da UPA é receber o paciente, estabilizar e transferir para tratamento em um hospital se for necessário”, explicou o médico Vladmir Moreira.
Veja abaixo os casos que devem ou não serem atendidos na UPA.
Procurar a UPA em casos de:
- Acidente com fratura ou perda de consciência;
- Picada por animais peçonhentos (cobra, aranha, escorpião);
- Queimadura ou corte grave;
- Dores agudas, desconhecidas e insuportáveis;
- Dor torácica aguda;
- Arritmia cardíaca;
- Febre acima de 39º que não cede com antitérmicos em até 48 horas ou se vier acompanhada de outros sintomas, como vômito, tosse, dor de cabeça forte ou sensação de desmaio;
- Perda súbita de sentidos (consciência, visão, audição) ou de força;
- Intoxicação alimentar ou por medicamentos.
Não procurar a UPA em casos de:
- Dor de garganta, de cabeça, nas costas, de estômago;
- Gripe comum e resfriado;
- Febre que começou a menos de 24 horas;
- Diarreia que começou a menos de 24 horas;
- Doenças respiratórias leves;
- Queda ou pancada na cabeça, se não houver ferimento nem alteração nos sentidos (observar sintomas nas primeiras 48 horas);
- Dores crônicas (que se repetem dia após dia), neste caso é preciso procurar um especialista.
Os casos que não se enquadram em atendimento na UPA ou Vicentão, a população deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.