O uso de máscara de proteção contra a Covid-19 em locais fechados será opcional em Formiga. O novo decreto com a decisão foi publicado nesta quinta-feira (24). A exigência da utilização do equipamento em locais como postos de saúde, hospitais e para o uso do transporte público segue obrigatório.
O uso da máscara em locais abertos é opcional na cidade desde o dia 9 de março. Em vídeo, o prefeito Eugênio Vilela, acompanhado do secretário de saúde, Leandro Pimentel, explicou os motivos que permitiram a adoção da flexibilização.
“Há exatos dois anos começamos a viver esse período terrível da pandemia. Mas graças a vacinação, queda no número de casos e de internações, temos a segurança de publicar um decreto flexibilizando o uso de máscara em ambientes fechados. Aquelas pessoas que se sentirem desconfortáveis podem usar a máscara em ambientes fechados, e aquelas que se sentirem confortáveis, seguras, podem ficar sem a máscara”, disse o prefeito.
Prefeito de Formiga anuncia que uso da máscara será opcional em locais fechados
Leandro destacou o avanço da vacinação na cidade.
”Temos bons índices do enfrentamento da pandemia, com quase a totalidade da população já vacinada. Chegamos a 60% e, daqui algumas semanas, a 70% da população vacinada com a dose de reforço. Uma excelente notícia”, disse.
Decreto
O uso de máscaras, bem como de outras formas de proteção facial, em ambientes abertos ou fechados é opcional a partir desta quinta. Entretanto, o documento destaca que o uso de máscaras permanece obrigatório em espaços destinados à prestação de serviços de saúde e transporte urbano, sob pena das sanções.