Jornal da Cidade Regional

Lar de Idosos São Vicente de Paulo é interditado em Divinópolis

Compartilhe:

O lar dos idosos São Vicente de Paulo, mais conhecido como Vila Vicentina, foi interditado pela Prefeitura de Divinópolis depois que a Vigilância Sanitária detectou algumas irregularidades no local. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da Prefeitura no domingo (17).

Por meio de nota, nesta segunda-feira (18), a direção da Vila Vicentina informou que uma proposta de desinterdição foi enviada para a Prefeitura. Veja abaixo.

A Polícia Civil informou que o caso será investigado e que não há detalhes até o momento. Veja nota abaixo.

Irregularidades

Em entrevista à TV Integração nesta segunda-feira (18), a vice-prefeita e secretária de governo, Janete Aparecida, explicou que uma das irregularidades encontradas envolve o baixo número de funcionários para cuidar de mais de 80 idosos que vivem na instituição.

“Irregularidades sanitárias não estruturais. Então estamos falando de limpeza, higienização. Estamos falando de número de funcionários para poder acompanhar, como técnico de enfermagem, enfermeiros, cuidadores que não tem nos plantões noturnos e precisa. Vimos também várias pessoas tomando banho a mesmo tempo, medicamentos vencidos e acondicionamento das fraldas que não está certo”, disse Janete.

A partir de agora, a instituição fica proibida de receber novos internos até que os problemas sejam sanados. A Prefeitura explicou que descobriu as condições do local na última terça-feira (12), durante uma visita da vigilância na Vila Vicentina, para um procedimento de rotina de fiscalização.

Reunião

De acordo com a Prefeitura, depois que a Vigilância comunicou o fato, a vice-prefeita convocou uma reunião com o Conselho do Idoso e da Saúde, Comissão de Saúde e do idoso da Câmara, com a Assistência Social e representantes do lar para discutir a situação. O município não informou o que foi acordado nesta reunião.

O Executivo disse que a situação está sendo acompanhada pelo Ministério Público e destacou que não medirá esforços para garantir o bem-estar dos idosos da cidade, seja em clínicas particulares ou instituições filantrópicas.

Vila Vicentina

Em nota enviada para a TV Integração, a direção da Vila Vicentina disse que “promoveu a reestruturação interna e substituiu da coordenação e responsabilidade técnica da entidade”.

A instituição informou também que está dialogando com a administração municipal para regularizar as questões indicadas pela Vigilância Sanitárias e que enviou uma proposta de desinterdição, que deverá ser analisada por uma comissão composta por procuradores do município.

Investigação

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que está ciente da interdição e que esteve no local acompanhando os trabalhos. “Um inquérito policial foi instaurado para averiguar o caso e até o momento não dispõe de detalhes que possam ser antecipados. O caso segue sob investigação”, concluiu.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *