O terceiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, em Formiga, foi realizado entre os dias 27 de junho e 1º de julho. Nesta segunda-feira (4), a Prefeitura afirmou que o resultado foi de 1,3%, menor que o anterior de 2,5%, mas a cidade segue em situação de alerta.
O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.
O levantamento foi realizado em 1.819 imóveis entre residências, terrenos baldios, comércios e outros. A maioria dos focos foi encontrada nas residências, 86,9% do total. Com essa alta porcentagem, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da colaboração da população para manter os quintais limpos.
Os principais focos foram encontrados em tanques, tambores, recipientes plásticos, latas, garrafas, sucatas, pratos de plantas, bebedouros, baldes.
Os bairros São Luiz e Planalto lideram a lista dos bairros com mais focos, seguidos de Vila Giarola, Nossa Senhora Aparecida e Alto da Praia.
Ações
Os trabalhos de campo e ações educativas serão intensificadas na cidade — Foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação
Com o novo resultado do LIRAa, a Prefeitura informou que o Setor de Endemias continuará com as ações de campo e educativas intensificadas.
”Os agentes irão realizar um trabalho diferenciado nos bairros onde o índice foi mais alto. Além do tratamento focal, os agentes irão reforçar o trabalho educativo nessas localidades”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde busca também novas parcerias que envolvam um número maior de pessoas na luta contra a dengue.