De segunda (11) até sexta (15), será realizado em Nova Serrana o terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Segundo a Prefeitura, todo o efetivo da Vigilância Epidemiológica será utilizado na ação.
Na última quarta-feira (6), a Prefeitura da cidade confirmou uma morte por dengue e um óbito em investigação pela doença, além de um caso confirmado de chikungunya.
A Administração Municipal ressalta que o LIRAa “é de suma importância e consiste em visitas a diversas casas de todos os bairros da cidade com o intuito de detectar possíveis focos do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, febre amarela, zika e chikungunya”.
Uma vez identificados focos com larvas de mosquito no local, o material é coletado e entregue ao setor de pesquisa da Secretaria de Saúde, onde é identificado ou não a presença do Aedes aegypti no local.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/K/J/rTXr8YT4uf6QUHeNY0jg/liraa-nova-serrana.jpg)
Se o resultado for positivo, a pasta, por meio da equipe de endemias, passa a reforçar os trabalhos de intensificação nos bairros atingidos pelos focos, para a eliminação dos insetos com o objetivo de eliminar os casos e possíveis óbitos.
”Manter quintais, lotes e prédios desabitados limpos, evitar ter vasilhas e recipientes com água parada e garantir que a sua caixa d’água está tampada e limpa é a sua contribuição e sua responsabilidade. E essas simples atitudes salvam vidas. A dengue mata: entre nessa guerra contra o mosquito”, finalizou a Prefeitura.