Jornal da Cidade Regional

Comércio espera aumento nas vendas no mês de agosto com a data

Compartilhe:

De olho no calendário de datas comemorativas, o Dia dos Pais é a oportunidade de alguns segmentos do comércio aumentarem as vendas no mês de agosto. Faltando menos de quatro dias para o domingo (14), quando é comemorado o Dia dos Pais neste ano, as vitrines das lojas são um cartão de visita para os filhos já garantirem o presente.

Segundo Alexandre Jeunon, proprietário de uma loja de roupas voltada para o público masculino, como a maior parte do vestuário da loja é dedicada aos homens, a data representa uma oportunidade de atrair mais clientes, ainda mais nesta época do ano em que o comércio se prepara para as vendas de final de ano.

“A terceira data mais importante do ano [na loja] é o Dia dos Pais. Primeiro o Natal, depois o Dia dos Namorados e o depois o Dia dos Pais. A importância dessa data [para o comércio] é justamente consolidar esse período de meio de ano, quando a gente tem uma sequência de datas comemorativas importantes e ela faz esse fechamento. Posteriormente nós vamos nos preparar para o movimento natalino”, destacou Alexandre Jeunon.

Expectativa de boas vendas 

Como sempre, a expectativa é de boas vendas, principalmente se comparadas aos dois últimos anos em que as lojas tiveram que se reinventar para despertar o desejo de compra dos clientes durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus. De acordo com um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais, os segmentos do comércio de tecidos, vestuário e calçados são os que mais registram aumento de vendas neste período. 

Um dos motivos que tem reforçado o otimismo dos comerciantes para as vendas do Dia dos Pais é a intenção de compra dos consumidores. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quem deseja presentear nessa data está disposto a desembolsar em média R$ 236. 

Se a intenção de compra gera otimismo para o setor do varejo, as lojas têm se empenhado para estar preparadas e receber os clientes nos próximos dias. 

“Como o Dia dos Pais cai no lançamento da primavera, essa compra da primavera eu já fiz em abril, onde os produtos já estão chegando especialmente para essa data. Então a gente monta uma logística para essa data tendo em vista que as expectativas são de vendas boas para este período”, disse Pedro Maciel, proprietário de uma loja de vestuário em Valadares. Segundo ele, espera-se que a data neste ano seja melhor que em 2021, com um aumento de mais 15% nas vendas.

Compras de última hora
Para quem trabalha no comércio, a expectativa é que os clientes que passam nas lojas para dar aquela olhadinha nos preços retornem nos próximos dias. Os consumidores estão atentos aos preços e estão pesquisando bem antes de realizar as compras. De acordo com o levantamento da CNDL, 78% dos consumidores pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras.

“A gente vê uma compra consciente, as pessoas procurando produtos com bons preços, com bom custo-benefício, pechinchando, procurando realmente fazer valer o poder de compra do seu dinheiro”, Alexandre Jeunon, proprietário de uma loja de roupas voltada para o público masculino.

Faltando menos de quatro dias para a data, espera-se que o movimento seja mais intenso no sábado (13), aproveitando aqueles clientes que deixam a compra para última hora.

“A movimentação já começou a aumentar e a expectativa é que quando for chegando mais próximo da data aconteçam mais vendas, porque infelizmente o brasileiro ainda deixa tudo para a última hora. Mas as vendas já melhoraram, o pessoal já está vindo olhar e tem também aqueles que já estão vindo comprar, além de outros que falaram que vão voltar no final de semana”, disse Emerson Rodrigues de Freitas, proprietário de uma loja de perfumes, que aposta em um aumento de 40% nas vendas do Dia dos Pais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *