O Plano de Ação Emergencial para Barragens foi tema de uma reunião, na terça-feira (20), em Itaúna. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da Prefeitura nesta quinta (22).
O encontro visava atualizar documentos e promover a integração entre os órgãos de segurança envolvidos nas ações de enfrentamento do período chuvoso. Além disso, a reunião teve como foco ações informativas para a população sobre a segurança das barragens.
Em janeiro, o monitoramento da barragem do Benfica teve que ser intensificado por causa das fortes chuvas que atingiram a região. Ainda na ocasião, o Rio São José transbordou causando alagamento em vários pontos da cidade.
Plano de emergência
De acordo com a Prefeitura, o Plano de Ação de Emergência é iniciado apenas quando as barragens deixam a situação de normalidade. O Executivo explicou que as chuvas intensas, por si só, mesmo que causem enchentes e ou alagamento ao longo da cidade, não interferem na segurança das barragens.
O Município explicou ainda que todos os anos as barragens passam por inspeção externa, realizadas por empresas de auditoria terceirizadas, que atestam a segurança dos empreendimentos. A última inspeção ocorreu no final de 2021 e a próxima está programada para novembro deste ano.
Barragens
Em maio deste ano, as barragens do Benfica e Doutor Augusto passaram por uma fiscalização rotineira da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ratificou a situação de normalidade dos empreendimentos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/3/p/erg52nTaSBqSOi0pW4bQ/barragem.jpg)