Bambuí registrou chuva de granizo pelo segundo dia consecutivo, nesta terça-feira (4). Segundo informações da Defesa Civil da cidade, a chuva durou cerca de 10 minutos e foi mais intensa que a registrada na segunda-feira (3). Novamente, não houve feridos e desta vez, não há registro de árvores caídas ou outros danos.
A Defesa Civil emitiu alerta para Divinópolis e cidades do entorno sobre a possibilidade de tempestade de granizo.
Em Carmo da Mata e Carmópolis de Minas também teve registro de granizo, mas sem intercorrências, segundo a Polícia Militar (PM). Nas duas cidades a chuva durou, em média, cinco minutos.
Alerta
Segundo o alerta, Divinópolis está em área do estado com chances de receber chuva de granizo a partir desta tarde até a manhã de quarta-feira (5).
Dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), por meio do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), tempestades severas ocorreram na segunda (3) na área entre o Sul de Minas e o Vale do Rio Doce, e ainda há possibilidade de granizo grande ou com acumulações em superfície no Centro/Sul do estado.
Acumulados significativos de precipitação deverão ocorrer associados a ação de tempestades entre o Sul de Minas, Metropolitana e a Zona da Mata, com valores pontuais entre 50 e 80 mm em curto período.
De acordo com os dados do Sigam, Divinópolis está, hoje, na área classificada como Nível 1 com fatores de risco como granizo pequeno e médio, chuva torrencial e vendavais muito localizados.
Orientações
Veja abaixo as recomendações da Defesa Civil em caso de granizo:
- Escolha um local seguro para se abrigar da chuva torrencial que poderá acompanhar ao granizo;
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;
- Tenha cuidado com construções mal acabadas ou construídas. Procure se abrigar em locais seguros resistentes a fortes ventos, onde não há riscos de destelhamentos;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes;
- Evite engarrafamentos em ruas e avenidas que foram afetadas pela chuva de granizo.
Durante o horário comercial, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e, em outros horários, pelo WhatsApp (37) 98825-2279. Em caso de emergências, é possível também entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, Samu pelo 192 ou Polícia Militar no 190.
Para quem quiser receber alertas da Defesa Civil por mensagem de celular deve o seu CEP (sem hífen e sem espaço) para o número 40199.
Chuva na segunda-feira
Na segunda-feira (3), a chuva assustou moradores e causou estragos em casas, carros e derrubou árvores. De acordo com registros dos moradores, as pedras de gelo tinham mais de três centímetros. O temporal durou cerca de 30 minutos.
As imagens compartilhadas pelos moradores nas redes sociais mostram telhas quebradas ou arrancadas de residências, além de carros com vidros quebrados devido ao impacto das pedras.
Cemig
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou na segunda-feira que a chuva provocou vários danos ao sistema elétrico e, consequentemente, várias ocorrências de falta de energia. No momento, a situação está normalizada na cidade.