O arcoense Paulo Henrique Vieira continua se destacando nas competições de Mountain Bike (MTB) por todo Brasil. Apenas neste mês de outubro ele conquistou o segundo título mineiro de maratona no “Campeonato Mineiro” e o primeiro lugar no Campeonato ‘Brasil Ride’, que é o maior campeonato das Américas e uma das maiores Ultramaratonas do mundo.
O Campeonato Mineiro aconteceu no dia 16 de outubro, em Lagoa da Prata, onde ele disputou na categoria Master A2. A ‘Brasil Ride’ aconteceu do dia 23 a 29 de outubro, na Bahia, e ele participou na categoria Dupla Open.
Em entrevista ao Portal Arcos, Paulo Henrique falou sobre como foi sua preparação para participar dessas duas provas importantes.
“Me preparei bem para o campeonato mineiro e na preparação final para a prova tivemos que mudar tudo para adaptar e também correr o ‘Brasil Ride’. E deu tudo certo, consegui o título mineiro e me consagrei bicampeão e também consegui o título do ‘Brasil Ride’, me sagrando campeão da categoria Open, é a primeira dupla Mineira a vencer na categoria e a segunda Brasileira da história da prova”.
Ele comentou que essa foi a segunda vez que ele disputou o Campeonato Mineiro de Maratona, conseguindo ser campeão mineiro nas duas oportunidades. Na Brasil Ride esta também foi a segunda participação, porém, na primeira vez, em 2019, ele ficou em 24º lugar e agora em seu retorno ele conquistou o primeiro lugar.
Paulo Henrique nos contou que encerrou as competições de 2022 e, que agora pretende descansar e começar a treinar para repetir alguns resultados bons no próximo ano. “2022 foi um ano maravilhoso onde consegui vencer muitas corridas que eu sempre sonhei. Agora é hora de planejar e, se ano que vem a rotina e a família permitirem, tentarei realizar mais sonhos em cima da bike”, comentou.
“Eu respiro esporte, embora seja um atleta amador, eu respiro meu esporte, amo e gosto de plantar sementes dele por onde passo” – Paulo Henrique Vieira
Ao final da entrevista Paulo Henrique disse que está muito feliz com as duas novas conquistas e que isso faz com que outras pessoas, que são amantes do esporte, percebam que também podem chegar ao topo do pódio.
“Eu respiro esporte, embora seja um atleta amador, eu respiro meu esporte, amo e gosto de plantar sementes dele por onde passo. Sempre procurei passar um bom exemplo para quem quer absorver o que estou fazendo, coisas positivas, para o bem. Todos que praticam esportes já são campeões desde que estejam se superando, quebrando limites, transformando sua vida e seu meio para o bem. Foi muito importante e bom ter levado essas duas conquistas para casa, porque com certeza mostrou mais uma vez que é possível para muita gente ver um trabalhador, pai de família, determinado a buscar um feito grande, ir lá e conseguir”.
Ele também agradeceu a todos que, de alguma forma, o ajudaram a alcançar todas essas conquistas.
“Eu sou só agradecimento por tudo que faço! Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por me capacitar e dar saúde para conciliar trabalho, família e esporte. A minha família por toda estrutura mental e afetiva, aos meus amigos das motos por toda torcida e palavras de incentivo, aos meus amigos da bike pelo belo exemplo que me dão em especial ao: Flávio Lavinho, Junio Rabelo, João Paulo Vilela, Turma da Evolução, Kukinho, Renato Cruvinel, Vitor Cunha, André Luiz e Uirá. Gostaria de Agradecer imensamente a minha equipe Arantes Racing Team e também ao meu grande parceiro de Dupla na ‘Brasil Ride’ Lúcio Otávio, que sem ele não seria possível realizar essa façanha”, finalizou.
Grandes títulos para o MTB Mineiro
Paulo Henrique é um dos grandes atletas amadores de Arcos, que se destaca no MTB na região e em todo o Brasil. Ele é responsável por trazer várias conquistas importantes para a nossa cidade. Veja abaixo os principais títulos alcançados por Paulo Henrique:
- Campeão Brasileiro XCM
- Bicampeão Mineiro XCM
- Campeão Ultra Brou
- Campeão Super Brou
- Campeão Desafio Brou
- Bicampeão Canastra Ride
- Campeão Canastra Warriours
- Campeão Epic Race
- Campeão Intercity Onça
- Bicampeão Etapa Estrada Real
Paulo Henrique é um arcoense de 35 anos, casado, pai e administrador. É neto do “Fiote”, filho do “Leleu” do “Fiote”, apaixonado por esportes, trilheiro, ciclista, incentivador e motivador dos amigos.
Ele iniciou no esporte em 2016, com isso, já são seis anos de muita entrega e amor pelo esporte. “Procuro viver o esporte, não preocupo com resultados, tento servir de inspiração e motivação, com o intuito de mostrar que é possível uma pessoa normal, com trabalho, família, filhos e muita disposição, conquistar o que quer. Minha rotina não é fácil, acordo as 4:30h da manhã, treino, e depois vou trabalhar, quando não consigo, tenho que treinar a noite, mas, quem quer, arruma tempo e faz. Esporte é superação e é assim mesmo. Para um amador esportista, acho que estou fazendo bonito demais”. (Portal Arcos)