Jornal da Cidade Regional

Black Friday: como surgiu e dicas para aproveitar os descontos 

Compartilhe:

Escrito por Ana Carolina Ávila

Lojas decoradas, promoções tentadoras e muito, muito desconto relâmpago. A Black Friday movimenta o comércio brasileiro há cerca de dez anos, principalmente durante o mês de novembro. Este ano, no entanto, tem um toque mais do que especial. Na primeira semana da Copa do Mundo, os varejistas estão ansiosos para que torcedores possam aproveitar as promoções e comprar aquela TV dos sonhos para assistir aos jogos. 

Criada nos Estados Unidos para promover descontos e aquecer o comércio antes do Natal, a Black Friday acontece logo após o dia de Ação de Graças no país. Por outro lado, no Brasil, apesar da data não ser comemorada no país, o dia de maior desconto do ano acontece sempre na última sexta-feira de novembro. 

Porém, apesar de ser “tradição” acontecer nesta data, muitas lojas aproveitam para fazer esquentas e entregar uma semana ou até um mês inteiro de descontos. 

O que é a Black Week? 

É basicamente uma campanha feita pelo marketing de várias empresas para prolongar o tempo da Black Friday. Muitas vezes leva o nome de “Black Week”, que acontece durante a última semana de novembro, ou “Esquenta Black Friday”, quando ocorre durante todo o mês. 

Esse tipo de ação ajuda os consumidores a comprar os produtos desejados, uma vez que não é necessário esperar somente a última sexta-feira do mês. 

Quando é a Black Friday? 

Como a data é sempre na última sexta do mês, ela sempre muda com o decorrer dos anos. No entanto, em 2022, a campanha está marcada para acontecer no dia 25 de novembro. Isso acontece porque o Dia de Ação de Graças não tem uma data fixa e é comemorada sempre na última quinta-feira de novembro. Dessa forma, a Black Friday também muda todo ano. 

Como aproveitar os descontos? 

Não é novidade para ninguém que muitas lojas fazem “falsas promoções” apenas para atrair os clientes. Por isso, antes de comprar qualquer produto é importante que o consumidor faça uma pesquisa na internet e compare o valor das mercadorias. 

Usar comparadores de preço ao longo do ano ajuda a diferenciar se o valor aumentou ou diminuiu. Além disso, para compras na internet, é sempre importante se atentar ao valor do frete. Afinal, não adianta nada pagar super barato em um produto e o dobro para recebê-lo, certo? 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *