Governo de Minas lança campanha de conscientização sobre a importância da vacinação infantil

Escrito por Ana Carolina Ávila

O governo de Minas Gerais começou no último domingo (27) uma campanha em televisões, rádios e internet para conscientizar a população sobre a importância da vacinação infantil. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 742 municípios estão com alto risco de reintrodução de doenças que poderiam ser evitadas com a imunização em crianças menores de 2 anos. 

A estratégia da campanha é contar o depoimento de Carlos Eduardo Rodrigues Vale, de 49 anos. Morador de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ele teve poliomielite aos 2 anos de idade, quando a vacinação contra a doença ainda tinha sido difundida no país. 

“Tem doenças que nem existiam mais, que estão voltando porque a gente não está mais vacinando as nossas crianças. E elas podem até matar”, diz durante a campanha. Carlos vive hoje com sequelas deixadas pela poliomielite pois não foi vacinado quando criança. 

A campanha de vacinação contra a poliomielite em Minas não atingiu a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde e, por isso, foi prorrogada duas vezes durante 2022. Ademais, durante a campanha, apenas 84,30% de crianças com idade entre 1 e 4 anos foram vacinadas, o número equivale a 881.235 mil vacinados. 

A vacina contra a poliomielite faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está disponível nas unidades básicas de saúde do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *