Jornal da Cidade Regional

Operação “Novo Oeste” cumpre mandado contra quadrilha especializada em estelionatos e furtos no Centro-Oeste

Compartilhe:

Escrito por Ana Carolina Ávila

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (21), a operação “Novo Oeste” contra uma quadrilha especializada em estelionatos e furtos de tratores e bovinos em diversas cidades do Centro-Oeste mineiro. 

De acordo com o delegado responsável pela operação, Ivan José Lopes, as investigações começaram há oitos meses. A ação teve início a partir de um furto de trator em Japaraíba em maio, seguido de outro furto do mesmo equipamento em junho na zona rural de Lagoa da Prata

A partir de diversos furtos semelhantes, as investigações foram fluindo e as informações acabaram se cruzando. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Carmo do Cajuru (1), Divinópolis (2), Dores do Indaiá (2), Iguatama (1), Japaraíba (2) e Lagoa da Prata (8). Durante a ação foram apreendidos celulares, notebooks e agendas. 

Os levantamentos apontam que a quadrilha fez vítimas nos municípios de Lagoa da Prata, Arcos, Japaraíba, Luz, Santo Antônio do Monte, Córrego Danta, Paineiras, Iguatama, Serra da Saudade e Uberlândia. Ademais, o prejuízo estimado é de um milhão de reais. 

Ainda de acordo com o delegado: “Até o momento, 13 pessoas são investigadas. Inclusive, apuramos o envolvimento de uma auto-escola como possível ponto base da quadrilha”, disse. Segundo o delegado, os investigados já trabalhavam em fazendas para colher informações sobre o local e realizar os furtos.

Além dos furtos e roubos de gado e trator, a Polícia Civil identificou que a quadrilha aplicou golpes com cheques falsos. “Com esses cheques, usando carros de uma empresa, uma auto escola, eles compram combustíveis em postos de diversas cidades por aí. Passam os cheques com valor maior e pegam o troco. No final, o golpe se caracteriza em torno de 7 a 10 mil reais”, contou o delegado.   

De acordo com as investigações, o dono da auto-escola é um dos membros da quadrilha. Além disso, vários veículos da empresa já foram apreendidos e abordados pela polícia e em diversos golpes, inclusive o do posto de gasolina, foi flagrado os atuantes usando carros da auto-escola. 

Nenhum suspeito foi preso. A ação contou com o apoio operacional da Delegacia de Bom Despacho e do 7º Departamento de Polícia Civil. Um dos investigados foi preso por roubo de um trator em Bom Despacho. 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *