Escrito por Ana Carolina Ávila
Foi divulgada pela assessoria da Prefeitura de Divinópolis na terça-feira (10) que, após dez meses interditada, a Instituição de Longa Permanência para Idosos Vila Vicentina está autorizada a receber novos internos, além dos que já são atendidos regularmente.
Segundo a Vigilância Sanitária, das 17 irregularidades encontradas na Vila Vicentina, 15 foram totalmente sanadas e duas cumpridas parcialmente. Ademais, de acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos, a decisão para desinterditar a instituição levou em consideração o cumprimento das medidas solicitadas.
Em abril de 2022, a Vigilância Sanitária encontrou várias irregularidades no Lar dos Idosos. O Município concedeu um prazo para que as Obras Assistenciais São Vicente de Paulo, instituição responsável pela Vila Vicentina, sanasse os problemas identificados. No entanto, ficou pendente a resolução de algumas das exigências e o local foi interditado.
Foi verificado, na época da interdição, que o local não tinha profissionais suficientes para cuidar dos idosos. Atualmente, a instituição conta com 62 moradores com níveis diferentes de dependência.
Atualmente, a Vila Vicentina conta com seis funcionários no serviço da alimentação, oito na limpeza e 17 cuidadores de idosos, para cuidar dos 62 moradores.
Após o caso vir a público, a Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar e apurar as condições dos idosos. A investigação segue em andamento.