Escrito por Ana Carolina Ávila de Souza
Segundo o jornalista Luiz Fernando Toledo, cofundador da agência “Fiquem Sabendo”, os gastos com cartões corporativos da gestão de Jair Bolsonaro em 2022 podem ser maiores do que foi divulgado. Em entrevista a Natuza Nery para o podcast “O Assunto”, ele afirmou que há dados incompletos nas planilhas divulgadas.
No início de janeiro, a agência “Fiquem Sabendo” identificou os gastos disponibilizados pela Secretaria Geral da Presidência da República. Contudo, Toledo afirmou que os dados “não batem” com o que consta no Portal da Transparência.
Apesar de não apresentar detalhes sobre as compras com o cartão corporativo, o Portal da Transparência informa um valor superior ao que foi divulgado na última semana. O valor divulgado pelo governo federal afirma que foram gastos R$ 4 milhões em 2022 pelo ex-presidente. Contudo, o Portal da Transparência aponta R$ 22 milhões.
Para Toledo, as diferenças nos gastos deixou vários questionamentos. Um deles, é se os dados divulgados são apenas do presidente ou se engloba outros órgãos. Ademais, o jornalista enfatiza que é necessário serem divulgadas as notas fiscais das compras feitas com o cartão corporativo, para que fique esclarecido exatamente quais tipos de gastos os agentes públicos tiveram durante o mandato.