Escrito por Ana Carolina Ávila
Uma empresa fabricante de cigarros de palha foi multada pelo Procon Estadual em R$ 162.500,00. Segundo o órgão, a Souza Paiol, que possui sede em Pitangui, colocou no mercado cigarros sem o devido registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A decisão foi divulgada pela assessoria de comunicação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), na última segunda-feira (16). A empresa tem o prazo de 10 dias para recorrer. O valor da multa deverá ser depositado na conta do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.
Para o g1, o proprietário da empresa, José Aroldo Vasconcelos, informou que os advogados da empresa vão recorrer da decisão pois houve um equívoco. De acordo com Vasconcelos, pessoas utilizaram a marca Sousa Paiol sem autorização e falsificaram cigarros de palha. Os cigarros teriam sido apreendidos em Belo Horizonte no ano passado.
Ademais, o empresário afirma que os cigarros falsificados não possuem o registro na Anvisa, já os que são produzidos na empresa, em Pitangui, tem todas as documentações exigidas pelo órgão. Ele ainda afirmou que já enviou ao Procon os documentos que comprovam a certificação da Anvisa.