Jornal da Cidade Regional

Alistamento militar obrigatório deve ser feito até 30 de junho.

Compartilhe:

Os jovens do sexo masculino que completarem 18 anos este ano devem se alistar para o Serviço Militar Obrigatório até 30 de junho.

O cadastro está disponível desde o dia 02 de janeiro e o alistamento pode ser feito de forma on-line no site www.alistamento.eb.mil.br ou presencialmente em qualquer Junta de Serviço Militar (JSM).

Os endereços das JSM poderão ser encontrados no site https://alistamento.eb.mil.br/servico/jsm. Residentes no exterior devem acessar o site do Ministério das Relações Exteriores.

A incorporação de jovens representantes brasileiros, de todas as classes sociais, visa ao provimento de quadros para as Forças Armadas.

Como instrumento de afirmação da Unidade Nacional, o Serviço Militar Obrigatório (SMO) forma cidadãos com espírito de pertencimento, civismo, ética, justiça e solidariedade.

É através do alistamento que a Marinha, Exército e Aeronáutica dão início ao processo de incorporação dos novos recrutas, possibilitando ao jovem a oportunidade de servir à Pátria e, às Forças Armadas, a formação de recursos humanos qualificados para uma possível mobilização em caso de necessidade.

Profissionais médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários graduados, além de graduandos do último semestre de cursos dessas formações, também podem participar do recrutamento voluntário.

Os jovens selecionados têm a opção de permanecer no serviço ativo, conforme previsto no artigo 143 da Constituição Federal. E podem, ainda, participar do Projeto Soldado Cidadão, que oferece capacitação técnica para o mercado de trabalho em diversos ofícios, caso não optem por seguir a carreira militar.

O período da seleção ocorre, normalmente, de setembro a novembro. Para saber mais, basta consultar o site: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/servico-militar/medicos-farmaceuticos-dentistas-e-veterinarios-mfdv.

Para informações específicas sobre cada Força Singular, os interessados devem acessar os sites da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

Fonte: Governo Federal

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *