A Polícia Militar de Meio Ambiente juntamente com o Centro de Controle de Zoonoses de Nova Serrana recolheram uma cobra rara que foi abandonada às margens da BR-262, na altura do bairro Gamas.
De acordo com informações, um morador observou quando um carro se aproximou da entrada do seu sítio e um homem deixou um animal. Ao ver que se tratava de uma cobra, ele acionou o Centro de Zoonoses para que fosse providenciada a remoção da cobra.
Ao chegar no local, o coordenador, que é médico veterinário, percebeu que se tratava de uma cobra desconhecida na região. O animal foi levado pela equipe até sede da Polícia de Meio Ambiente, onde foi detectada a sua espécie: uma Jiboia Arco-íris, cujo o habitat natural é a Caatinga.
Segundo o comandante da Polícia de Meio ambiente, o sargento Nilton Cesar de Souza, a presença dessa espécie na região é fora do normal e provavelmente pode ter vindo, através do tráfico de animais silvestres, já que trata-se de um animal pertencente a um outro bioma. Ele alerta às pessoas que forem pegas com animais silvestres sem a devida autorização dos órgãos competentes, incorrem em crime, além receberem uma multa.
O sargento lembra que em casos como este, segundo a lei, a multa pode chegar a até R$ 3.800. “Se for algum animal com risco de extinção, o aumento desse valor é considerável”, conclui.
Fonte: Jornal da Cidade / Tapiraí MGTV