A 77ª Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar em Passos, com o apoio do Tático Móvel, apreendeu 12 motocicletas irregulares e uma bicicleta motorizada.
Segundo a PM, o objetivo da operação é identificar veículos com escapamentos adulterados, condutores de bicicletas motorizadas sem equipamentos de segurança e verificar habilitação na categoria A ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).
De acordo com a PM, os veículos apreendidos foram guinchados para os pátios conveniados e realizado os respectivos autos de infração de trânsito.
Segundo a PM, a ação policial foi executada em duas equipes no centro e alguns bairros de Passos. Os oito militares que estavam em serviço ocuparam viaturas e motocicletas que são utilizadas no policiamento ostensivo. Os soldados do Grupo Especial para Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (GEPMOR) também participaram da operação.
O capitão Diogo, comandante da 77ª Cia da PM e responsável pela operação, ressaltou que a proibição de acessório barulhento em motocicletas, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Segundo ele, a infração é de natureza grave, com penalidade no valor de R$ 195,23, perda de cinco pontos na carteira e retenção do veículo para regularização, de acordo com a previsão expressa no artigo 230, inciso XI, do código.
Segundo o capitão, a prática da troca do escapamento original pelo adulterado é solicitada principalmente por jovens. Além do barulho intenso, a maioria dos pilotos trafegam pelas ruas soltando estalos, em alta velocidade e empinando os veículos.
Ainda de acordo com o capitão, a PM está sempre atenta a esse tipo de infração de trânsito, mas não foca neste tipo de fiscalização, pois a prioridade é no combate ao crime violento. “Sabemos da nossa responsabilidade perante a população e todos podem ficar tranquilos que vamos continuar, na medida do possível, a retirada de circulação dessas motocicletas e bicicletas motorizadas irregulares”, reforçou.
Fonte: Jornal da Cidade / Folha Regional