O programa “Saúde Volante” começou a funcionar em Nova Serrana nesta semana. A iniciativa visa levar atendimento de saúde aos cidadãos sem residência fixa ou de passagem pela cidade, que se acomodam em abrigos improvisados em praças ou vias públicas.
O serviço foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP), da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Como funciona:
No Saúde Volante, a abordagem é realizada pela equipe de saúde (médico, enfermeiro e técnico de enfermagem), juntamente com agentes do Centro POP, garantindo o respeito à dignidade da pessoa humana;
A ação preza pelo atendimento humanizado e universalizado, respeitando as condições sociais e diferenças, com atenção especial às pessoas com deficiência;
O serviço conta com uma ambulância, devidamente equipada e preparada para funcionar como um consultório, tendo à disposição vacinas, curativos, testes rápidos, medicamentos e coleta de exames laboratoriais.
O programa vai ao encontro das diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR), que visa assegurar o acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as diversas políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal.
Fonte: Jornal da Cidade /G1