Nova ossada foi encontrada na obra próxima ao Cemitério da Paz, em Divinópolis. Os restos mortais foram encontrados durante obras de escavação para o processo de contenção do local. A informação foi divulgada pela Prefeitura.
Em janeiro de 2020, um muro do Cemitério da Paz desabou durante um temporal e arrastou dez túmulos para um terreno que estava em obras.
Segundo a Prefeitura, o gerente de Administração de Cemitérios e Serviços Funerários, Cláudio Juliano de Aquino, foi informado sobre o fato nesta manhã pelo engenheiro responsável pela obra, Leonardo Antunes.
O Serviço Municipal do Luto e Cemitérios fará a retirada dos restos mortais às 14h de quinta-feira (27). A ação será acompanhada pelo perito criminal da Polícia Civil de Minas Gerais, Carlos Leal.
Muro caiu durante um temporal
No dia 31 de janeiro de 2020, o muro do Cemitério da Paz, localizado na Rua Minas Gerais, no Centro, desabou durante um temporal e arrastou dez túmulos para um terreno que estava em obras.
No dia 1º de fevereiro, o Corpo de Bombeiros informou que havia restos mortais de mais de dez pessoas nos escombros.
Proprietários dos jazigos que desabaram montaram uma Associação e entraram na Justiça contra a Prefeitura, proprietários do terreno em obra e a construtora.
Em agosto de 2020, a Justiça acatou parcialmente os pedidos da Associação e definiu prazos para o resgate, identificação e ressepultamento dos restos mortais. Entretanto, os prazos não foram cumpridos.
Em 2021, os restos mortais foram exumados – algumas famílias optaram pelo ressepultamento em outros cemitérios da cidade, outras mantiveram os restos mortais guardados em urnas para ressepultar no Cemitério da Paz.
Em fevereiro de 2023, o g1 e a TV Integração mostraram que o Cemitério da Paz segue parcialmente interditado para novos sepultamentos e que as obras devem ser concluídas em novembro deste ano. A informação foi repassada por representantes de empresa à Prefeitura, durante reunião no dia 17 de fevereiro.
Fonte: Jornal da Cidade / G1