Compromisso com a causa animal! Além do sucesso da campanha de castração animal, que já zerou a fila de espera da cidade, a Prefeitura de Arcos vai iniciar uma ampla Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos.
Na terça (1º), profissionais do Setor de Zoonoses do Município vão ampliar a imunização dos animais, distribuindo cerca de 8 mil doses da vacina.
A Campanha será de 1º a 23 de agosto, de forma descentralizada. A equipe se deslocará até os bairros e comunidade rural. O Setor de Zonoses também será um ponto de imunização, na Avenida João Vaz Sozinho, Trecho II, 718.
Para mais informações, ligue: 3351-3771.
A RAIVA
A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.
Transmissão:
A transmissão da raiva ocorre quando os vírus da raiva existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. A raiva apresenta três ciclos de transmissão:
– urbano: representado principalmente por cães e gatos;
– rural: representado por animais de produção, como: bovinos, eqüinos, suínos, caprinos;
– silvestre: representado por raposas, guaxinins, primatas e, principalmente, morcegos.
Sintomas:
Em todos os animais costumam ocorrer os seguintes sintomas:
– dificuldade para engolir;
– salivação abundante;
– mudança de comportamento;
– mudança de hábitos alimentares;
– paralisia das patas traseiras.
Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um “uivo rouco”, e os morcegos, com a mudança de hábito, podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais.
Fonte: Jornal da Cidade / Prefeitura de Arcos