O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2023 vai começar a ser exigido para veículos com finais de placa 1, 2 e 3 nesta sexta-feira (1º) (confira o calendário completo abaixo). Até o fim da semana, o governo realiza um mutirão para auxiliar os motoristas na regularização do documento.
Para ter acesso ao CRLV 2023, o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório anterior a 2021, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas devem estar regularizados e quitados. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas.
Motoristas que estiverem circulando sem o documento atualizado estarão cometendo infração gravíssima, podendo render sete pontos na carteira, remoção do veículo para o pátio do Detran e multa de R$ 293,47.
Mutirão
Até a próxima quinta-feira (31), o governo de Minas promove um mutirão para regularização do CRLV 2023, que funciona entre 8h30 e 16h.
Para acessar o serviço, basta entrar no site do governo clicando aqui e acessar a opção “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado”.
Em seguida, basta preencher o formulário com as informações do veículo e verificar as pendências para emissão de licenciamento.
Há a possibilidade, ainda, de uma chamada de vídeo com um atendente, para ajudar nos procedimentos para regularização.
Nesse mesmo site é possível imprimir o documento, bastando informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ.