Um homem de 42 anos morreu afogado depois de tentar atravessar a lagoa do Parque Bariri, em Pará de Minas.
Colegas da vítima disseram para o Corpo de Bombeiros que ele havia ingerido bebida alcoólica e decidiu atravessar a lagoa nadando.
O comandante do Pelotão de Pará de Minas, tenente Roger, estava correndo na pista de cooper do parque no momento do afogamento e entrou na lagoa para tentar encontrar a vítima.
Com a chegada da equipe dos bombeiros, foram iniciadas as buscas submersas e, cerca de 20 minutos depois, o corpo foi localizado.
Outro caso semelhante ocorreu em Pará de Minas em fevereiro de 2023, quando um homem de 33 anos, alcoolizado, entrou em uma lagoa no Bairro Recanto da Lagoa para retirar uma rede de pesca e se afogou.
Dicas para evitar afogamentos
Evite nadar sozinho;
Não consuma bebida alcoólica antes de nadar;
Após alimentar muito, não nade, pois uma indigestão pode causar problemas;
Em festas e eventos onde há piscinas, nunca deixem as crianças sozinhas;
Ao entrar na água, nunca salte de locais elevados, não dê saltos mortais, não pule de cabeça, pois poderá sofrer lesões graves na coluna e no crânio, além de evitar brincadeiras de mau gosto, como trotes e caldos;
Só conduza embarcações náuticas se for habilitado para tal, não exceda a capacidade quando estiver navegando e sempre use os coletes salva-vidas;
Não nade em áreas proibidas com avisos de perigo, não entre em águas poluídas e respeitem todas as placas e faixas de advertência;
Se, mesmo diante de todas as orientações de segurança, uma pessoa presenciar alguém se afogando, evite a ação corpo a corpo e prefira sempre usar um galho de árvore, uma corda, uma boia ou algo que flutue e lance para a vítima, ou seja, não entre na água se não souber nadar, peça por socorro.