Uma segunda-feira pra lavar a alma dos brasileiros nas Olimpíadas de Paris 2024. Após as frustrações das seguidas eliminações de domingo, o país vibrou com a medalha de ouro de Rebeca Andrade no solo, superando o fenômeno Simone Biles em sua melhor prova e se consagrando como a maior medalhista olímpica do Brasil em todos os tempos. Até Biles e a americana Jordan Chiles, respectivamente prata e bronze no aparelho, se curvaram à genialidade da brasileira.
Mas claro, nem tudo foram flores. A própria Rebeca viveu momento de frustração pouco antes, quando recebeu nota baixa apesar de um exercício conservador, mas sem erros graves na trave e terminou fora do pódio – mas ainda à frente de Biles, quinta colocada. No mesmo aparelho, Júlia Soares foi uma das muitas ginastas que sofreram quedas, e ficou na sétima posição.
No surfe, Tati Weston-Webb conquistou a medalha de prata no feminino e Gabriel Medina foi bronze no masculino. Em Teahupoo, a 15 mil km de Paris, Tatiana Weston-Webb e Gabriel Medina subiram ao pódio, na primeira vez que o país conquistou duas medalhas na modalidade nas Olimpíadas. A brasileira perdeu a final contra a Caroline Marks com um toque de drama nos últimos segundos da disputa e faturou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos. Gabriel Medina venceu o peruano Alonso Correa e garantiu o bronze
O vôlei também teve altos e baixos. Na praia, Duda e Ana Patrícia avançaram às quartas de final com uma vitória tranquila sobre as japonesas Akiko e Ishii por 2 sets a 0 (parciais de 21/15 e 21/16) e garantiram representatividade brasileira tanto na chave feminina quanto na masculina (Evandro e Arthur seguem vivos entre os homens após vitória no domingo). Na quadra, a seleção masculina foi derrotada pelos Estados Unidos por 3 sets a 1 (26/24, 28/30, 25/19 e 25/19) e caiu nas quartas de final. Em oitavo lugar, o vôlei masculino tem sua pior classificação em Olimpíadas desde Munique 1972.
E o dia em Paris acabou, mas segue em Teahupoo, onde Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb disputam ainda nesta segunda-feira as semifinais e medalhas no surfe.