A Receita Federal realizou mais uma entrega de 500 computadores a escolas do Sul de Minas. Os equipamentos foram transformados a partir de aparelhos de TV Box apreendidos, que, em vez de serem descartados, passaram por um processo de descaracterização e adaptação na Universidade Federal de Lavras (UFLA), tornando-se ferramentas para inclusão digital e uso educacional.
O projeto, pioneiro no Brasil, alia inclusão digital e sustentabilidade ao transformar dispositivos que seriam descartados em ferramentas de apoio ao ensino. Desta vez, 14 municípios foram contemplados: Nepomuceno, Ibituruna, Ribeirão Vermelho, Santo Antônio do Amparo, Boa Esperança, Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Bom Sucesso, Carrancas, Itumirim, Itutinga, Luminárias, Três Corações e Santana da Vargem.
O delegado da Receita Federal no Sul de Minas, Eduardo Antônio Costa, destacou o impacto positivo da iniciativa: “A Receita Federal, pensando em uma destinação sustentável para mercadorias apreendidas, deixa de destruir esses produtos e, por meio de parcerias com instituições de ensino, os transforma em minicomputadores. Além do benefício social, essa iniciativa também agrega conhecimento e experiência prática aos estudantes universitários que participam do processo.”
Pioneirismo e impacto social
Em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Nepomuceno, a UFLA tem um papel central na adaptação técnica dos dispositivos. Equipes de professores e estudantes trabalham na descaracterização e reconfiguração dos aparelhos, garantindo que possam ser utilizados de forma segura e eficiente nas escolas.
Além do impacto direto na educação e na sustentabilidade, a iniciativa também fortalece a atuação da UFLA em projetos de inovação tecnológica. O sucesso desse modelo de reaproveitamento resultou na aprovação da Universidade no Programa Computadores para Inclusão, do Governo Federal. Coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom), o programa apoia a inclusão digital por meio de parcerias com organizações da sociedade civil e outras esferas de governo.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Luiz Henrique Andrade Correia, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet), a UFLA implementou um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) para estudar a viabilidade do reaproveitamento das TV Box e apoiar o MCom na formulação de estratégias voltadas à destinação sustentável desses dispositivos. Com isso, a Universidade reforça seu compromisso com a redução do lixo eletrônico e o uso de tecnologia acessível para a melhoria da educação.
O diretor de Segurança, Logística e Câmpus Inteligente da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística, Anderson Bernardo dos Santos, destacou a relevância do projeto: “O trabalho realizado pela Universidade é um exemplo claro de como a pesquisa acadêmica pode ser aplicada em ações que têm impacto direto na sociedade. Esse projeto reflete o pioneirismo da UFLA em sustentabilidade e inovação tecnológica, ao mesmo tempo em que contribui para a formação prática dos estudantes e promove a melhoria das condições de ensino em diversas cidades”, pontuou.
