prefeito Claudenir José de Melo (Baiano) abre as portas do município para a tecnologia. A Prefeitura de Arcos, por meio das Secretarias de Obras e Governo, tem colaborado para a implantação de internet 5G. Com este apoio, o Governo Municipal planeja que a população tenha acesso a uma internet móvel muito mais eficiente e rápida. Em nível de comparação, a internet 5G é 10 vezes mais veloz que a atual 4G.
A pedido do governador do Estado, Romeu Zema, o prefeito Baiano; o secretário de Governo, Klédson Souza; o secretário de Obras, Daniel Mendonça; e as assessoras Jurídicas Paulina Pereira e Camila Maranhão participaram de uma reunião virtual na tarde desta quinta-feira (30) com representantes da TIM; com o assessor Especial da secretaria de Governo de Minas Gerais, Ângelo Perucci; e com a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Planejamento do Estado, Izabela Rodrigues.
Durante o encontro, a Prefeitura firmou um compromisso de conceder nesta sexta-feira autorização para que a TIM inicie as obras de implantação de 3 quilômetros de fibra óptica por 40 centímetros debaixo do asfalto, entre as avenidas e ruas Governador Valadares, Capitão José Apolinário, Juscelino Kubitschek e Rosário. “Arcos é uma cidade moderna, preocupada com o futuro e, por isso, precisa acompanhar as tecnologias. Este avanço será muito importante na implantação de serviços que dependem de internet e que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comemora o prefeito Baiano.
A expectativa, de acordo com Ricardo Alves, relações institucionais da TIM, é que a obra de implantação da fibra óptica seja concluída entre 60 e 90 dias. Segundo o consultor sênior da TIM, Alex Barroso, imediatamente o sinal 4G ficará mais rápido e, seguindo programação da Anatel, a cidade estará apta a funcionar com 5 G.
Izabela Rodrigues, da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado, explica que a internet 5G é uma verdadeira revolução tecnológica, que favorece a indústria, o meio agrícola, e permite, inclusive, o funcionamento de carros autônomos e até cirurgias médicas remotas.
Fonte: Prefeitura de Arcos