Jornal da Cidade Regional

Golpe do IPVA 2023: Boletos falsos estão sendo enviados. Saiba como evitar e se proteger através de um despachante!

Compartilhe:

O golpe do IPVA 2023 é uma fraude que tem sido usada para roubar dinheiro de pessoas que estão tentando pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Um dos métodos que os golpistas do IPVA podem usar é enviar boletos falsos para as vítimas, afirmando que são para o pagamento do imposto. Esses boletos podem ser enviados por e-mail, correio ou mensagem de texto, e podem parecer legítimos, com logotipos e informações que parecem ser de um órgão oficial. No entanto, ao pagar o boleto falso, as vítimas estão enviando o dinheiro diretamente para os golpistas.

O ataque também pode começar com um telefonema ou mensagem de texto de uma pessoa que se faz passar por funcionário do governo ou do DETRAN, avisando o destinatário da mensagem de que está atrasado no pagamento do IPVA 2023 e deve pagar imediatamente para evitar complicações. Em seguida, o remetente solicita que o destinatário forneça informações pessoais ou financeiras, ou envie dinheiro por transferência bancária, ou cartão de crédito.

Como se proteger do golpe do IPVA 2023?

Segundo o Detran, as secretarias estaduais responsáveis pelo IPVA enviam nota fiscal física pelo correio em 11 estados e no Distrito Federal. Nos demais estados, o projeto de lei está disponível em formato eletrônico nos sites oficiais desses órgãos. Então, se alguém ligar ou mandar mensagem se passando por funcionário do Detran ou das secretarias, muito provavelmente é golpe.

Existem algumas medidas que você pode tomar para se proteger do golpe do IPVA:

Não forneça informações pessoais ou financeiras a pessoas desconhecidas:

Nunca forneça seu número de cartão de crédito, senha de conta bancária e informações pessoais ou financeiras a alguém que entre em contato com você, a menos que você esteja absolutamente certo de que essa pessoa é legítima.

Pague o IPVA de forma segura:

Se você precisar pagar o IPVA, faça isso por um canal seguro, como o site de é uma empresa credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito ou por meio de um despachante credenciado ao Detran do seu estado que irá fazer o levantamento do débito e emitir o boleto de pagamento correto.

Confira a informação sobre o débito do veículo:

Consulte os débitos no site do Detran e confira os valores e descontos para o pagamento do IPVA antecipado.

Na dúvida, entre em contato com a instituição antes de pagar qualquer boleto. Dessa forma, você evita cair em golpe do IPVA 2023

Alguns sinais de que você pode estar sendo alvo de um golpe de IPVA incluem:

  • Ser contatado por telefone ou mensagem de texto por alguém afirmando ser um funcionário do governo, ou do departamento de trânsito;
  • Receber um boleto para o pagamento do IPVA de um remetente desconhecido;

Se você suspeitar de qualquer coisa, não envie dinheiro ou forneça informações pessoais e, em vez disso, entre em contato  com o departamento de trânsito ou o governo local para verificar a veracidade da solicitação.

3 dicas essenciais para não cair em golpes do IPVA:

Verifique se o site é seguro

Sites seguros geralmente começam com “https://” em vez de “http://”. O “s” significa que o site é seguro e os dados transmitidos entre o seu navegador e o site são criptografados.

Esse link mal intencionado por ser enviado por e-mail, mensagem de texto, redes sociais ou aplicativos de mensagem (como o WhatsApp e o Telegram), normalmente.

Utilizando expressões como “IPVA” e “boleto do IPVA”, os golpistas convencem as vítimas a clicar nos links, e assim, garantem acesso aos smartphones.

  1. Verifique se o site possui um certificado SSL válido. Um certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um tipo de segurança que criptografa os dados transmitidos entre o seu navegador e o site.
  2. Verifique se o site possui um ícone de cadeado na barra de endereços do seu navegador. Isso indica que o site é seguro.
  3. Verifique se a empresa é a habilitada para prestar esse tipo de serviço no Senatran.

Detran de Minas Gerais alerta sobre a fraude do IPVA

Os representantes estaduais do Detran, no início de 2023, emitiram várias notas sobre os golpes virtuais que utilizam expressões como “IPVA” e “multas” para atrair a atenção das vítimas.

O Detran de Minas Gerais, por exemplo, alertou os motoristas sobre o golpe do boleto falso, aplicado via e-mail.

“O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) alerta aos cidadãos que não envia e-mails com notificações de infrações ou de processos de suspensão da habilitação. As mensagens eletrônicas com esse conteúdo são falsas, e o cidadão deve evitar clicar em links ou preencher formulários com dados pessoais”, alerta o site oficial.

Se deparou com um golpe virtual na internet? Independente dele estar relacionado ao IPVA, vale a pena denunciar! Para isso, você pode entrar em contato com a Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI) do seu estado e mostrar todos os prints e evidências do crime.

Fonte: Jornal da Cidade / Portal Despachando

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *