A partir do dia 3 de novembro, o retorno às aulas presenciais não será mais facultativo nas redes públicas e privadas de ensino em todo o Estado de Minas Gerais. A decisão foi tomada na última sexta-feira (22) pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que aprovou a 6ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais. A medida também acaba com a exigência de distanciamento adicional de 0,90 metros entre os estudantes nos ambientes da escola.
Pela nova versão do protocolo, permanecem vigentes as demais recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz por todos, lavagem de mãos, etiqueta respiratória e a limpeza e manutenção frequente das instalações, bem como o rastreamento de contato com pessoas infectadas por covid-19 em combinação com isolamento e quarentena.
Arcos (MG) liberou, na última quarta-feira (20), as aulas presenciais para 100% dos alunos, respeitando o distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e aferição de temperatura nas portarias das instituições de ensino. Alunos com sintomas gripais não poderão frequentar as aulas até o desaparecimento dos mesmos.
Confira o decreto na íntegra.