A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga divulgou o boletim epidemiológico sobre casos de sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV registrados na cidade desde 2018. Segundo a pasta, foram confirmados 48 diagnósticos de sífilis adquirida e seis de HIV em 2023.
Ainda não há notificações de hepatite B e C neste ano. No ano passado, os números chegaram a 109 para sífilis, 23 de HIV, três casos de hepatite B e três de hepatite C. Em 2021, foram dois casos de hepatite B, dois casos de hepatite C, 31 casos de sífilis adquirida e 11 de HIV.
Ainda de acordo com o boletim, ocorreram quatro casos de hepatite B, quatro casos de hepatite C, 16 casos de sífilis adquirida e 11 de HIV em 2020. Em 2019, foram cinco casos de hepatite B, cinco de hepatite C, 14 casos de sífilis adquirida e 17 de HIV. Em 2018, no início do levantamento, a pasta registrou 10 casos de hepatite, sendo cinco da B e cinco da C, 57 casos de sífilis adquirida e 13 de HIV.
Durante a pandemia da Covid-19, é notório que houve uma queda no número dos índices da doença. Isso pode ser explicado pelas restrições sanitárias que promoviam o distanciamento social. Com o retorno à normalidade, os dados voltaram a aumentar. É importante usar proteção para evitar a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis.
Fonte: Jornal da Cidade / Tapirai MGTV