Entre os dias 20 e 23 de junho, as equipes do 2º Pelotão da 7ª Companhia PM de Meio Ambiente desencadeiam a operação de prevenção em cavidades naturais, na região cárstica dos municípios de Pains/MG, Córrego Fundo/MG e Arcos/MG.
A ação tem como objetivo coibir a atividade irregular de extração e beneficiamento minerário. Sobretudo, na atividade potencialmente poluidora e degradadora relacionada às lavras, com o intuito de assegurar a salubridade da fauna e flora que possui seu habitat e nicho ecológico intrinsicamente relacionados às cavidades naturais.
Ação também visa ampliar a proteção dos espeleotemas e dos sítios arqueológicos com destaque a pinturas rupestres e existência de artefatos que remontam a história dos povos primitivos que viveram na região.
O foco da fiscalização são os imóveis e empreendimentos instalados em área de influência ou capacidade de ocorrência de cavidades naturais, de acordo com georreferenciamento descrito junto a Infraestrutura de Dados Espaciais – IDE do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA), nos municípios predefinidos.
Assim, a 7ª Companhia PM de Meio Ambiente, como forma de intensificar as fiscalizações das áreas cársticas com impactos ambientais negativos, executa a Operação Prevenção em Cavidades Naturais, com o objetivo de prevenir às infrações e crimes ambientais em detrimento das cavidades naturais e o ecossistema interconectado, por meio
de ações educativas e preventivas junto aos produtores rurais e empreendedores.
Enfatizando a sustentabilidade ambiental e a legalidade do uso das matérias-primas relacionadas à produção, ampliando a malha protetora habitual, devido à demanda maximizada pelo alto potencial produtivo nos municípios.
Dentre as principais cavidades naturais da região que estão sendo fiscalizadas, destacam-se as grutas: Brega, Santuário, Mastodonte, Loca Feia, Éden, Serra Azul, Cinderela I e II, Macaco, Abismo e Gruta do Alvorada, João Lemos, Isaías e Passagem/ Corumbá.
Fonte: Jornal da Cidade / Arcos Notícias