Após 5 meses, a VLI – companhia de soluções logísticas finalizou os trabalhos de retirada da locomotiva que havia caído dentro do Rio Perdição, no município de Tapiraí.
De acordo com informações apuradas pelo Tapiraimg TV, os trabalhos de retirada da locomotiva iniciaram no dia 21/05 e foi finalizado na última quarta-feira (21/06).
O acidente aconteceu no dia 09 de janeiro, na região do Tigre. Na época um deslizamento de terra atingiu a linha férrea e causou o descarrilamento. A composição transportava vagões vazios, sendo que oito deles se envolveram no acidente, além de uma locomotiva que caiu dentro do rio.
Desde fevereiro, as equipes estavam trabalhando no local. Devido à complexidade, foi necessário fazer estradas, escadas, linha de vida, e até mesmo um heliponto.
O serviço de retirada da locomotiva foi feito manualmente e as peças foram içadas por um guindaste que estava no topo do barranco, aproximadamente 63 metros de altura.
Apesar da grande dificuldade, a equipe destacou que o trabalho foi realizado com sucesso, sem nenhum colaborador se ferir.
A VLI enviou uma nota informando que concluiu, no dia 21 deste mês, a retirada da locomotiva. A remoção ocorreu nove dias antes do prazo previsto inicialmente. A companhia informou ainda que análises laboratoriais foram realizadas e concluíram que a qualidade da água no local não sofreu alteração.
Fonte: Jornal da Cidade / Tapiraí MGTV