As festas do Rosário – manifestação religiosa católica muito popular em todo estado de Minas Gerais, especialmente na região Centro-Oeste – ilustram a exposição fotográfica responsável por reabrir o Museu de Ciências Naturais da Puc Minas. A mostra é resultado das teses de doutorado defendidas em 2020 por Isabela Fernanda Gomes Oliveira e Francimário Vito dos Santos.
A proposta da geógrafa e do antropólogo era acompanhar as festas em homenagem a Nossa Senhora do Rosário realizadas no Serro, em Santo Antônio do Monte e em Araújos, conversar com os festeiros e registrar os acontecimentos e percursos rituais com suas máquinas fotográficas.
Os pesquisadores estudaram os bastidores de preparação da festa, o trabalho envolvido em todas as suas etapas de realização – principalmente a preparação das comidas, que fazem a alegria de todos que conhecem essas celebrações populares – a circulação do dinheiro pelas instituições e as pessoas encarregadas de conduzir os festejos a cada ano.
Em nota publicada pela Assessoria de Imprensa da Puc Minas:
“Com essa exposição, a PUC Minas oferece ao público o conhecimento produzido com rigor e respeito aos mundos sociais pesquisados a partir dos parâmetros científicos contemporâneos, contribuindo ainda para ampliar o reconhecimento dos significados coletivos dessas práticas de devoção presentes em centenas de localidades mineiras.”
As imagens podem ser conferidas na exposição fotográfica “Festas do Rosário em Minas Gerais: Geografia e Economia”, que acontece na renomada universidade católica durante os dias 27 de outubro a 22 de dezembro. Mais informações sobre o acesso ao evento podem ser encontradas aqui.
Via: Jornal Cidade MG.