Jornal da Cidade Regional

CHIKUNGUNYA ATACA ARCOS

Compartilhe:

Autoridades Notificaram o Ministério?

Caso confirmado de CHIKUNGUNYA foi feito em laboratório particular. Quantos casos foram notificados na Secretaria Municipal de Saúde? Esses casos foram enviados para o Ministério da Saúde?

Sabe-se que casos de arboviroses (dengue, zica e chikungunya) são de notificação compulsória (fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/chikungunya).

ARBOVIROSES:

1) DENGUE

Em Arcos/MG, a dengue está sendo acompanhada tanto nos postinhos de saúde dos bairros quando no Hospital Municipal São José, com eficiência e dedicação pelos profissionais.

2) CHIKUNGUNYA

Só sabemos de um caso confirmado. Quantos são? Quem está acompanhando a notificação e o tratamento dessa doença? Onde diagnosticá-la?

3) ZICA

Ninguém fala!! Por quê? Ela desapareceu? Não, ela não desapareceu e pode comprometer uma geração inteira de crianças! Onde estão fazendo esse exame em Arcos/MG? Já temos casos confirmados?

Tanto a população deve estar atenta e fazendo a sua parte quanto as autoridades municipais devem atender as orientações ministeriais, que são a indicação para as políticas públicas adotadas pelo governo federal.

A população está apavorada!

“Fumacê” está sendo visto em alguns bairros. Alguma morte foi confirmada?

Quando fazer o exame? Em Arcos, é assim:

Dengue: a partir do terceiro dia de sintomas (teste rápido, feito nos postinhos de saúde e no Hospital Municipal São José.

Chikungunya: a partir do sétimo dia de sintomas (sorológico particular).

Zica: não temos parâmetro para falar.

Fonte: Cibele Aguiar Kadomoto

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *