A partir de segunda-feira (13), a oferta da vacina contra dengue em Divinópolis será ampliada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos que residem no município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), crianças e adolescentes devem comparecer em qualquer unidade básica de saúde, acompanhados pelos pais ou responsáveis, e devem estar com o CPF ou cartão do SUS, além do cartão de vacinas.
Os que não estão cadastrados ou vinculados na unidade de saúde terão que apresentar um comprovante de endereço.
A escolha pela faixa etária a ser contemplada nessa estratégia de ampliação levou em consideração a Nota Técnica Nº 65/2024, elaborada pelo Ministério da Saúde e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que definiram diretrizes para os municípios que estavam com estoque excedente de vacinas.
Recomendações
De acordo com a Semusa, a vacina contra a dengue não pode ser administrada concomitantemente com outras vacinas.
Caso as crianças tenham sido vacinadas com vacinas compostas por vírus inativos, como o da gripe, a vacina contra a dengue só poderá ser administrada com, no mínimo, 24 horas de intervalo.
Já em relação às vacinas com vírus atenuados, como a tríplice viral e a febre amarela, o intervalo recomendado é de 30 dias.
As pessoas que tiveram infecção pelo vírus da dengue deverão aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina contra dengue (atenuada).