Eletrônicos e perfumes avaliados em R$ 600 mil foram retidos durante operação contra importação irregular de mercadorias em Pará de Minas. A ação foi realizada nesta terça-feira (23) pela Receita Federal.
Segundo a Receita Federal, quatro estabelecimentos comerciais especializados na venda de eletrônicos foram fiscalizados. De acordo com a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal (DIREP), as empresas ostentavam nas redes sociais a venda de produtos estrangeiros.
Foram retidos aproximadamente 40 volumes, contendo eletrônicos e perfumes. Em um dos estabelecimentos, foram encontrados celulares escondidos em gavetas com fundo falso.
Os responsáveis pelos estabelecimentos poderão apresentar as notas ficais que comprovem a regular importação das mercadorias retidas. Caso não apresentem, responderão pelo crime de descaminho, que é a importação de mercadorias sem o pagamento de impostos.
A Receita Federal ressaltou que produtos que não recolhem os impostos devidos provocam concorrência desleal com os produtos feitos no país e importados regularmente, gerando prejuízos ao comércio local e aos consumidores.
“Em ações como esta, a Receita Federal visa proteger o comércio regular, a economia e a saúde dos brasileiros de práticas ilegais, que atentam contra o desenvolvimento e o bem comum”, ressaltou.