Jornal da Cidade Regional

Cães atacam rebanhos e causam prejuízo a produtores rurais em comunidade de Divinópolis

Compartilhe:

Produtores rurais da comunidade de Lava-Pés, na região de Ermida, zona rural de Divinópolis, têm registrado prejuízos com ataques de cães a rebanhos. Os casos, que se intensificaram nas últimas semanas, deixaram diversos animais feridos e outros mortos.

Na propriedade do produtor Mateus Henrique Fernandes, bois e cabras foram atacados.

“Na minha propriedade, foram seis animais atacados: cinco morreram e um ficou ferido. A gente fica com medo, porque não sabe a quantidade exata de cães soltos na região. E por ser uma área aberta, é difícil proteger todos os bichos”, contou.

O ataque mais recente ocorreu na quarta-feira (9) por volta de 6h, quando o caseiro Francisco Carlos Barbosa percebeu dois cães atacando o rebanho. Segundo ele, todas as 21 ovelhas ficaram machucadas e cinco morreram.

“Quando cheguei, vi os carneiros correndo e os cachorros em cima. Pensei em abrir o portão, mas resolvi prender os cães. Liguei pros meus patrões e chamamos os bombeiros. Foi um prejuízo grande. Tem muita ovelha machucada, e não sei se todas vão sobreviver”, lamentou Francisco.

O Corpo de Bombeiros foi chamado e capturou os dois cães usando um cambão, equipamento que permite imobilizar o animal com segurança.

“A captura de um cão deve ser feita com o cambão, que imobiliza o animal sem causar ferimentos. Isso é fundamental para a segurança de todos. Os cães foram levados ao Centro de Referência em Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), responsável por acolher esse tipo de animal em Divinópolis”, explicou o cabo Hudson Orsine.

Os bombeiros reforçam que a população não deve tentar conter ou espantar os cães por conta própria, principalmente quando há indícios de que estejam agindo em matilha.

“O comportamento dos cães em grupo é muito mais agressivo. Já tivemos relatos de bois atacados, o que mostra a força e a coragem desses animais quando estão juntos”, alertou o militar.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *