Banco Central libera solicitação automática no Sistema Valores a Receber e anuncia medida para evitar contas falsas

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (26/05) uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR): a partir de 27 de maio, os usuários poderão habilitar a solicitação automática de resgate de valores esquecidos em bancos e instituições financeiras.

🔄 Como funcionava antes?

Anteriormente, era necessário fazer um procedimento manual no sistema para cada resgate disponível. Com a novidade, quem optar pelo serviço poderá automatizar esse processo e não precisará mais entrar periodicamente no sistema para fazer solicitações.

Segundo o Banco Central, a adesão ao serviço é opcional. Para habilitar, é preciso acessar o SVR com uma conta gov.br nível prata ou ouro e ativar a verificação em duas etapas.

O sistema automático está disponível apenas para pessoas físicas que tenham chave PIX do tipo CPF cadastrada. Quem ainda não possui essa chave deve registrá-la no banco. O crédito será feito diretamente na conta do cidadão, sem aviso prévio do Banco Central.

Vale lembrar que instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via PIX continuarão exigindo o processo manual, assim como valores oriundos de contas conjuntas.

📊 Valores esquecidos

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central no início de maio, ainda restam cerca de R$ 9,13 bilhões em recursos esquecidos à espera de resgate pelos clientes.

O prazo inicial para buscar esses valores terminaria em outubro de 2024, mas o Ministério da Fazenda já afirmou que não há mais prazo limite para o resgate.

🛡️ Medida contra fraudes bancárias

Outra novidade anunciada pelo Banco Central é que, a partir de dezembro deste ano, será possível que qualquer cidadão bloqueie, preventivamente, a abertura de novas contas bancárias em seu nome.

A medida busca evitar fraudes como abertura de contas falsas, inclusão indevida de titulares em contas conjuntas ou de responsáveis em contas de empresas.

A nova ferramenta estará disponível na área logada do Meu BC, onde o cidadão poderá ativar ou desativar o bloqueio a qualquer momento. As instituições financeiras serão obrigadas a consultar essa base de dados antes de abrir uma nova conta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *