Jornal da Cidade Regional

Cidades do Centro-Oeste de Minas iniciam Operação Natalina

Compartilhe:

O policiamento nas cidades do Centro-Oeste de Minas será reforçado durante o fim de ano com a Operação “Natalina”. A ação é da Polícia Militar (PM) e visa intensificar o patrulhamento preventivo para levar mais segurança ao comércio e à população.

A ideia é reforçar o efetivo policial neste período em que a circulação de pessoas aumenta devido às festas de fim de ano e ao recebimento do 13º salário. As ações foram anunciadas nesta terça-feira (30) e ocorrerão até o dia 31 de dezembro.

7ª Região da Polícia Militar (RPM) tem sede em Divinópolis, abrange 53 municípios e 40 distritos da área de cobertura. Entre os municípios estão Divinópolis, Bom Despacho e Itapecerica.

Na manhã da última terça-feira (30), os militares comandados pelo coronel Wemerson Lino Pimenta participaram da solenidade de lançamento da operação na Praça do Santuário, em Divinópolis.

Na ocasião, um efetivo de 45 policiais militares foi empregado para marcar o início das ações. A operação é uma estratégia do Governo do Estado e do comando da instituição.

Após o lançamento oficial, viaturas policiais saíram em comboio pelas ruas da cidade com destino aos locais de atuação ao som da Banda de Música da 7ª RPM. A população acompanhou todo o evento pelas ruas da região Central.

“Vamos cumprir a nossa missão de proporcionar um ambiente mais seguro para que as pessoa possam ir às compras e desenvolver suas atividades. Além de proporcionar segurança também para os comerciantes e termos um Natal mais seguro”, disse o coronel Wemerson Lino Pimenta, comandante da 7ª Região da Polícia Militar (RPM).

Aumento do Efetivo

O efetivo nas ruas da cidade e região terá um aumento de mais de 20% para garantir a segurança dos comerciantes e moradores durante o período de intenso de compras em todo comércio antes do Natal.

Ações preventivas

De acordo com a PM, as ações preventivas incluem aumento do policiamento a pé e motorizado, blitz e abordagem de pessoas e veículos em todas as cidades de cobertura da 7ª BPM. O comandante alertou ainda sobre os possíveis golpes.

“Cuidado com pessoas que chegam oferecendo prêmios, algum bem chamativo, que vai fazer com que a pessoa fique iludida com a informação: normalmente isso é um golpe, que sempre aumenta nesse período. Foi abordado e teve dúvida? Afaste-se e procure uma base da PM para se orientar”, destacou.

Operação Natalina

Tradicionalmente, em todo estado, a Operação Natalina começa em novembro, período em que grande parte dos trabalhadores recebe a 1º parcela do 13º e começa a sair às ruas para as compras. É ainda, um período em que várias lojas antecipam as promoções e campanhas natalinas, portanto o fluxo de pessoas aumenta em até 50% nas ruas, o que consequentemente chama atenção dos criminosos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *