Foi inaugurado na última quinta-feira (9), na Praça Floriano Peixoto, o mais novo monumento “Eu amo Arcos”, que foi criado e idealizado pelo grupo “Arcoenses Ausentes”. O monumento já está pronto há dois anos e custou aproximadamente R$18.000,00.
Em entrevista ao Portal Arcos, Geraldo Pedro Alves (Ló), que faz parte do grupo Arcoenses Ausentes, contou que a iniciativa foi possível graças a um dinheiro que o grupo conseguiu após a realização de uma festa que homenageou os nonagenários de Arcos.
“O evento que teve aqui em Arcos, há três anos, dos arcoenses ausentes, no qual nós homenageamos os nonagenários de Arcos, sobrou dinheiro deste evento, dinheiro este que pertencia a comunidade. E com essa sobra nós mandamos fazer o monumento”, explicou.
Segundo Ló, esse monumento é uma forma das pessoas de Arcos demonstrarem o seu amor pela cidade. Ele também ressaltou que o monumento também é importante para incentivar a cultura no município.
“As pessoas têm amor por Arcos, mas devíamos chegar ao ponto de termos orgulho da cidade. A cidade também tem que ter um pouco mais de cultura, não é só pão não, tem que ter educação, tem que ter cultura também. Porque só com a cultura é que se faz a história.”
Para Ló este monumento será mais um que irá entrar para a história da cidade, com o intuito de valorizar ainda mais o povo arcoense. “E esse é mais um monumento pra cidade, pois temos poucos e eu acho que a cidade deveria ter mais. E os monumentos que a cidade tem você pergunta para as pessoas e ninguém sabe de quem que é o monumento ou o que representa. Então temos que valorizar as pessoas daqui, as coisas daqui, pois aqui têm muitas pessoas importantes e devemos valorizá-las mais”.
Geraldo Ló enfatizou que o monumento foi idealizado e fabricado pelo grupo Arcoenses Ausentes e que eles não receberam apoio para a criação do mesmo. “Nosso grupo não tem uma fonte de renda, é tudo feito com iniciativa própria”, comentou.
Segundo ele, a Prefeitura Municipal ajudou com a colocação do monumento na Praça da Matriz e com a permissão para colocá-lo no local.
Ló comentou que eles também solicitaram à prefeitura, que seja feita a construção de uma praça dos ‘Arcoenses Ausentes’, local este que será utilizado para a colocação do monumento. “O governo atual se dispôs a colocar o monumento aqui e também se dispôs em fazer a Praça dos Arcoenses Ausentes. A grande missão nossa é ter uma praça, para que o monumento seja colocado lá. Essa praça e o monumento vai simbolizar a nossa união e o amor como arcoenses”.
“Nós agradecemos ao grupo ‘Arcoenses Ausentes’, em nome da ACE/CDL, pela chegada do monumento eu amo Arcos” – João Paulo Alves Gomes
João Paulo Alves Gomes, que é diretor financeiro da ACE/CDL, disse que a Associação agradece pela iniciativa que veio abrilhantar ainda mais as decorações de Natal, que foram colocadas pela Prefeitura de Arcos, em parceria com a ACE/CDL.
“Nós estamos apoiando a decoração do Natal deste ano e nós agradecemos ao grupo ‘Arcoenses Ausentes’, em nome da ACE/CDL, pela chegada do monumento eu amo Arcos, que foi feito e idealizado pelo Geraldo Ló e pelos outros componentes do grupo”.
“Para a cidade é um grande ganho, pois será mais um ponto turístico da nossa cidade, para ser celebrado, ser visitado. E que o povo arcoense, bem como, as pessoas das cidades vizinhas possam vir curtir o Natal Iluminado de Arcos, que está sendo promovido pela Prefeitura de Arcos e a ACE/CDL, e que agora ganhou mais um grande monumento para angariar e acrescentar no Natal Iluminado 2021 de Arcos”.
Via: Portal Arcos.