Jornal da Cidade Regional

Inserção do DIU será feita em seis Unidades de Atenção Primária à Saúde de Divinópolis

Compartilhe:

A inserção do Dispositivo Intra-Uterino (DIU) em Divinópolis será feita em seis Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Anteriormente, o serviço era oferecido apenas na Policlínica. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o objetivo da descentralização é aumentar a oferta do contraceptivo e facilitar o acesso.

As seguintes UAPS ofertarão o serviço: Santos Dumont, Maria Lúcia Gregório, Candidés, Icaraí, Ipiranga e Central. A Prefeitura espera que com a capacitação gradativa dos profissionais médicos, seja possível ampliar a oferta do procedimento para outras unidades de saúde.

A referência técnica da Política de Planejamento Sexual e Reprodutivo da Atenção Primária à Saúde, Vilânia Cristina, explicou que a ampliação do acesso ao DIU com cobre é uma estratégia que contribui para reduzir a ocorrência de casos de gravidez indesejada e consequente abortos provocados, exercendo grande impacto na morbimortalidade materna e infantil.

”Humanizar o atendimento e a qualificação da atenção em planejamento reprodutivo é primordial para uma contracepção mais eficiente e eficaz com autonomia para as mulheres decidirem o melhor momento para o retorno à fertilidade”, completou.

As mulheres interessadas devem procuram a unidade de saúde de referência para agendar uma consulta de planejamento reprodutivo e solicitar os exames necessários. Depois deste processo, a equipe agenda nas unidades que estão realizando a inserção do DIU.

“Quando a unidade tem um número de mulheres com exames prontos e aptas para o procedimento é possível agendar tipo um mutirão, sendo que o profissional médico desloca para esta unidade para realizar a inserção”, explicou a diretora de Comunicação, Samara Souza.

DIU

Segundo a Prefeitura, a oferta universal de métodos para planejamento reprodutivo é uma das formas de garantir os direitos sexuais e reprodutivos, sendo o DIU um método contraceptivo de alta eficácia. O DIU é um método contraceptivo de longa duração.

O DIU com cobre, quando inserido dentro do útero, exerce ações locais que evitam a gestação e se apresenta como um método seguro. Pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *