Ela não poderia ficar fora deste quadro de homenagens, simplesmente porque trata-se de outra grande mulher. Maria Imaculada , ou simplesmente Imaculada. É assim que todos os amigos e conhecidos a tratam.
Quem conhece Imaculada, não tem como não se apaixonar pela sua maneira de ser: alegre, de bem com a vida e muito carismática. Pessoa que dá vontade de passar horas e horas, bebendo de sua simpatia e conversa agradável.
Mãe coruja, vó coruja. Mulher guerreira, que criou os filhos Arthur e Lariza, com garra, carinho e paixão. Agora sua mais nova paixão, o netinho Vitor, filhinho da Lariza. Um anjo que veio para encher ainda mais, a vida da Imaculada de felicidade.
Muito receptiva, hospitaleira e cordial. Assim é Imaculada ao receber quem a visita e não sai sem degustar de seus dotes de forno e fogão. Um pão de queijo saboroso, receita da Imaculdada, que não tem igual.
Mulher de fé, temente à Deus, é conhecedora da Palavra, Isso a fortalece de maneira tal, que pode vir a tormenta que vier, Imaculada se mantém forte. Não se tem notícia de vê-la abalada.
Seus propósitos, tudo ela entrega a Deus, de onde certamente vem sua força e determinação. Sempre elegante, chega a esbanjar o charme que a faz ser querida por todos. Típico da mulher vitoriosa.
Assim é Imaculada. Ser humano que irradia paz e serenidade, Sabedoria. Fraternidade e Fé, dons que a cada dia se fazem mais presentes na alma dessa mulher que hoje, recebe as homenagens de amigos e familiares, através do quadro Personalidades de Arcos.
(Ismeraldino Beirigo)