A Prefeitura de Arcos divulgou o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. O índice é de 10% de infestação, quando o recomendado é que fique abaixo de 1%. Segundo o Executivo, um boletim epidemiológico vai ser divulgado toda semana com o objetivo de alertar a população e reduzir os números.
A primeira amostra do LIRAa de 2022, aponta que o índice de janeiro subiu aproximadamente 3 pontos percentuais em relação ao lavamento de outubro, que ficou em 7%.
O levantamento vistoriou 1.115 imóveis entre residência, comércio, terrenos baldios e de acordo com os dados apresentados, um fator continua predominante; a grande parte dos focos estão localizados nas residências.
Cerca de 80% dos focos são encontrados em locais habitados, onde teoricamente basta o morador aplicar as ações de prevenção para “quebrar” o ciclo evolutivo do mosquito.
O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle da Vigilância Ambiental e Endemias, foi executado por cerca 30 Agentes de Combate a Endemias (ACEs).
Boletim epidemiológico
Um boletim epidemiológico será publicado semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde. Nele será possível identificar as áreas que necessitam de maiores cuidados e será possível montar um cronograma de ações para evitar uma epidemia no município.
Esse boletim terá por finalidade informar toda a rede de saúde pública e privada para dar ciência do quadro epidemiológico do município e a população, para que cada morador conheça a situação do bairro em que mora e do município como um todo.
A secretária municipal de Saúde Adalgisa Borges, voltou a reforçar a necessidade de combate e prevenção à dengue.
“ Se tirarmos 10 minutos por semana para verificar o nosso domicilio é o suficiente para cumprirmos o nosso dever de cidadãos conscientes”, explicou.