Um projeto de lei que prevê a inclusão de empreendedorismo e educação financeira na grade curricular municipal foi aprovado em Nova Serrana. A proposta foi discutida e votada na sessão de terça-feira (22) da Câmara.
De acordo com o texto da proposta, entram na grade os princípios de avaliação, controle, gerenciamento e planejamento da economia pessoal e familiar. O objetivo é desenvolver competências financeiras, tecnológicas e de inovação.
Projeto
Os autores do projeto, vereadores Guilherme Tinik (Avante) e Willian Barcelos (PTB) justificaram que o sistema municipal de ensino e poderão adotar o assunto como parte diversificada do currículo sem prejuízo da base nacional comum.
Entre as diretrizes para o ensino de Empreendedorismo, estão a consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada unidade; a transmissão de informações sobre a história do polo calçadista de Nova Serrana; a descoberta vocacional do aluno; a orientação para o trabalho; a adoção do tema “educação financeira”; entre outros.
O conteúdo programático será elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a coordenação pedagógica.
Empreendedorismo feminino e inovação
De acordo com a proposta, o conteúdo deverá incentivar o fortalecimento do empreendedorismo feminino, especialmente, durante a “Semana da Mulher Empreendedora” que ocorre na terceira semana do mês de março na cidade.
O ensino também deverá valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação na “Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação” realizada na terceira semana do mês de outubro.