A Midea, multinacional que fabrica eletrodomésticos, vai abrir uma fábrica em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, anunciou a empresa, nesta quinta-feira (24), em solenidade na cidade junto ao governador do Estado, Romeu Zema (Novo). Haverá criação de cerca de 500 vagas de emprego diretos na região, conforme a companhia. Não houve divulgação dos aportes envolvidos, ou data de início das atividades na planta que funcionará no município.
Em nota, o governo do Estado afirmou que “a vinda da Midea se soma a outras grandes empresas multinacionais que acreditaram em Minas Gerais. Já foram atraídos cerca de R$ 70 bilhões de capital estrangeiro, com potencial geração de 24 mil empregos”.
Ainda, o Executivo pontuou que a chegada da Midea na cidade é fruto de uma negociação que durou cerca de um ano e envolveu as secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Fazenda e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Outras partes foram a Invest Minas e a prefeitura de Pouso Alegre.
“A vinda de mais esta empresa de renome mostra o quanto estamos empenhados em atrair investimentos e gerar empregos. Estamos fazendo avanços expressivos em Minas. O IBGE mostrou crescimento de 5,1% no PIB mineiro em 2021, superior ao desempenho brasileiro, de 4,6%. Com as facilidades que temos proporcionado a quem gera emprego, os resultados começam a surgir em Minas Gerais. E Pouso Alegre é destaque”, declarou Zema no evento.
A planta fabril que será instalada na cidade é a terceira da empresa no Brasil. As outras estão em Manaus, no Amazonas, e em Canoas, no Rio Grande do Sul. Em Minas Gerais, a fábrica será voltada para produção de refrigeradores.
“Nos últimos anos, crescemos de forma significativa nossa participação de mercado entrando em várias categorias de eletrodomésticos com produtos importados, agora chegou a hora de investir em manufatura local para continuar crescendo. Nossa meta é estar entre os três principais players do mercado em até cinco anos. Estamos muito confiantes em alcançar este objetivo”, pontou Felipe Costa, CEO da Midea Carrier, na solenidade.
Fundada em 1968, a multinacional está em mais de 200 países e tem cerca de 150 mil funcionários no mundo. “Detentora das marcas Midea e Comfee, possui também o direito de uso da marca Toshiba-Lifestyle para eletrodomésticos e portáteis”, explica o Executivo no texto encaminhado à imprensa.