Aos familiares e amigos, minhas condolências.
Geraldo Berto, um bemfeitor!
Geraldo Berto, construtor arcoense, elaborou um projeto, que era construir, em Arcos, um lar para os idosos. A SSVP de Arcos tinha um terreno enorme e ele poderia escolher o terreno para construir. Construiu aquela obra magnífica, e depois transferiu tudo para a Sociedade São Vicente de Paula como doação. A Cleide Berto, sua esposa, ajudou muito também e na época foi uma baluarte na construção daquele Lar dos Idosos.
Geraldo Berto, é um homem com espírito de cidadania, de um coração adamantino, desprendido e que doa o que tem de si em benefício do próximo, um grande bemfeitor de Arcos. A Pousada dos Bertos é uma instituição unida às obras da Sociedade São Vicente de Paula, e está situada à Rua Salomão Assad, 633, no bairro São Vicente, em Arcos.
O terreno foi adquirido para a construção da entidade no ano de 1980, pelo construtor arcoense, Geraldo Berto – morador até hoje em Belo Horizonte.Sabe-se que Geraldo Berto gosta da discrição em suas benemerências, porém, sua generosidade e desprendimento são conhecidas e servem como exemplo para muitas pessoas com enormes possibilidades, no entanto, sem o espírito desprendido e benemérito de Geraldo Berto.
Sabe-se também que ele é avesso às homenagens, honrarias, porém seu espírito caridoso e benemerente não passa despercebido aos demais. Sabe-se de centenas de casas que ele construiu, ao longo da vida, e doou a colaboradores e pessoas necessitadas. O arcoense Geraldo Berto, reside em Belo Horizonte, porém, sua obra, em Arcos, permanece e tem sido de grande valia para os idosos do município e a entidade que recebeu o imóvel.
O seu espírito benemérito deveria servir de exemplo para algumas pessoas de Arcos, que têm posses, e eles próprios poderiam, de acordo com suas possibilidades, realizarem alguma coisa em favor dos menos favorecidos. Desde sua inauguração até hoje os benefícios continuam diuturnamente ali, mas o Lar precisa de muita atenção, para a manutenção do importante trabalho que alí é realizado. O prédio é uma grande obra, mas a obra maior é o pulsar de corações que generosamente se voltam para o Lar.
Ismeraldino Beirigo da Silva