Acontece entre os dias 7 de maio e 25 de junho, às 14h, nas quadras de baixo do complexo Poliesportivo de Arcos, o Copa Arcos Integração de Basquete. Os jogos acontecem todos os sábados, com exceção do dia 21 de maio, que não haverá partida.
A competição é realizada anualmente desde 2014 e está em sua 8ª edição — a de 2021 foi anulada devido a pandemia da Covid-19. A Copa Arcos Integração de Basquete foi idealizada pelo Sr. Luíz Sérgio (Luizão), então coordenador da modalidade em Arcos. Após sua saída foi assumida pela Profª Wainny Carter, representando a Prefeitura, a qual incentiva a Copa cedendo a quadra, arcando com despesas de arbitragem (certificados pela Federação Mineira de Basquete) e com premiações, sendo troféus e medalhas paras as equipes que ficarem em 3º, 2º e 1º lugar.
Os jogos contam também com menções honrosas, como: melhor jogador da Copa, cestinha, atletas revelação e sênior. Segue as regras da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), porém com adaptações próprias para o evento.
Na edição de 2022 são 70 atletas das cidades de Arcos, Formiga, Lagoa da Prata, Bambuí, Campo Belo e Oliveira, todos com idades entre 17 a 48 anos, alguns inclusive com passagens por equipes profissionais.
Neste ano disputam seis equipes: Sicoob Arcomcredi Snipers – líder Ethienne Frediani; Endo – líder Antônio Carlos; Kaú Seguros – líder Gabriel Rodrigues; Isa Tour – líder Tiago Santos; Code Master – líder Luan Felipe e Associação A. Arcoense – líder Mateus Fonseca.
Todos jogam entre si e após o final das cinco rodadas acontecem as semifinais em partidas únicas com as quatro primeiras equipes, disputa de terceiro lugar e final da competição.
A Equipe Sicoob Arcomcredi Snipers, liderada e capitaneada por Ethienne Frediani, é formada por 11 integrantes, com atletas das cidades de Arcos e Formiga. O time possui patrocínio de uniformes do Sicoob Arcomcredi. Na última edição ficaram em 3º lugar e na atual estão em 1°