O Projeto Dignidade Menstrual foi oficialmente lançado em Araxá na última quinta-feira (2). De acordo com a Prefeitura, a ação será realizada nas escolas com trabalhos sobre higiene pessoal e distribuição de absorventes para as alunas.
O objetivo é combater a pobreza menstrual. O projeto foi lançado durante um evento na Escola Municipal Professora Leonilda Montandon (Caic) e reuniu profissionais da área educacional e cerca de 80 alunas entre 10 e 14 anos.
O programa atenderá todas as alunas da rede municipal de ensino durante todo o ano letivo. Os kits estão disponíveis nas escolas e são repassados gratuitamente às alunas nos momentos necessários.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Zulma Moreira, as alunas vão conhecer todo o fundamento do projeto. Os educadores trabalharão sobre a questão da higiene pessoal e a escola será aliada das meninas no período menstrual.
“As alunas não precisarão faltar mais às aulas pela escassez de absorvente em casa. A atual administração está priorizando a educação em todos os aspectos. Isso é cuidado e respeito com essa parte da população que sempre terá nossa atenção”, disse.
Anúncio de obra
O prefeito o Robson Magela aproveitou a solenidade do projeto para anunciar que a escola Professora Leonilda Montandon irá receber melhorias estruturais.
“A comunidade merece e vai receber uma nova escola. A gestão atual sempre irá abraçar a educação e todas as causas que envolvem crianças e adolescentes, como o Projeto Dignidade Menstrual. É um ciclo normal na vida de inúmeras meninas e a prefeitura está sendo parceira delas neste momento”, encerrou.